Um jeito facil de entender esses movimentos, que trará pra você mais clareza sobre os ciclos e ritmos universais:
Existem 3 tipos de movimento planetário na Astrologia: Retrógrado, Estacionário e Direto. Pense em um carro andando para ilustrar esse conceito.
Quando você se propõe a chegar a algum lugar e acelera naquela direção. Esse é o movimento direto, que desenvolve o fluxo da energia planetária para que siga o desdobramento de experiências rumo ao alcance daquilo que objetivas.
Derrepente você resolve reduzir a velocidade e aos poucos ir parando porque algo chamou sua atenção no caminho. Esse é o Estacionário, ele concentra a energia, reduz a velocidade da experiência, mas trás mais foco.
Logo em seguida que reduziu a velocidade, você percebe que esqueceu algo, então da meia volta e segue pra trás. Esse é o Retrógrado você verá o mesmo trajeto novamente e pode ter a chance de corrigir detalhes que aperfeiçoem significativamente a experiência.
Esse fluxo espelha infinitas situações da vida. Entre as idas e vindas é importante cobrir todas as arestas para que o ciclo se desdobre na escala evolutiva.